O conceito de alteridade em Paulo Freire

Na reunião de encerramento do Ciclo de Estudos foi realizada uma votação para a escolha do nosso logo oficial. Os pibidianos que enviaram seus logos estão de parabéns pela criatividade, haviam muitas opções, mas o vencedor é o da Alane Duarte Nogari:



 ----------- ------------------------------------------* ------------------------------------------ -----------



O próximo momento foi direcionado a esclarecimentos das atividades a serem realizadas no período de recesso da Copa do Mundo e também férias acadêmicas, entre os dias 10/06 e 22/07. Serão desenvolvidos, junto as supervisoras e com orientações das coordenadoras, artigos relacionados aos estudos acerca da Educação Infantil.

 ------------------------------------------------------------------

Por fim, iniciamos a discussão referente a Alteridade, Ética e Identidade, onde a Profa. Vanessa propôs uma reflexão diante do que diz o texto de Paulo Freire em Primeiras Palavras, introdução do livro Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativaFoi feito também um comentário sobre os títulos do capítulo do livro de Paulo Freire, enfatizando a relação com o outro, questões como a coerência, incorporação da fala pelo exemplo, o cuidado do educador em compreender a linguagem das crianças, suas especificidades, processo de observação de diferentes situações, distinção de momentos, fases, para intervenção e mediação. Foi lembrado que, em nosso dia a dia, não sabemos escutar o outro sem premeditar algo a dizer, o que nos remeteu ao texto Escutatória, de Rubem Alves.


 ------------------------------------------------------------------


Nenhum comentário:

Postar um comentário