Infância e Pedagogia na Perspectiva Histórico-Crítica

No dia 05 de maio demos inicio a discussão ministrada pela Profa Maria Lúcia Vinha, referente ao capítulo escrito por Saviani no livro Infância e Pedagogia Histórico - Crítica (Ana Carolina Galvão). 



------------------------------------------------------------



Analisamos a ilustração da capa do livro: 

Uma criança admira um livro posto em uma cadeira. Foi especulado que a cadeira seja da mesma altura da menina  com o propósito de que o livro chegue facilmente ao encontro da menina, cumprindo então o papel de mediadora, como os pedagogos.




------------------------------------------------------------



Alguns pontos abordados na reunião:

O que é educação para esses autores?

Lógica formal X Lógica Dialética

Objetivo da educação e a intencionalidade de cada época.

A respeito da MEDIAÇÃO COMO FORMA DE INTERVENÇÃO foi proposto uma articulação entre os filmes "O Enigma de Kasper Hauser" (Werner Hergg) e "L'enfant Sauvage - O Garoto Selvagem (François Truffaut) e ideias apresentadas no capítulo do livro em análise :
  •  A importância da mediação do adulto para o desenvolvimento da criança;
  •  O Homem como produto da educação.

O Enigma de Kasper Hauser



O Garoto Selvagem

Nenhum comentário:

Postar um comentário