Questões de gênero: afinal, o que é brincadeira de menina e brincadeira de menino?


PIBIDIANAS: Aline Souza Lisboa e Juliana de Lima Camargo
SUPERVISORA: Professora Cindy Borda.
ESCOLA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL: Nona Panichi. COORDENADORA: Professora Me. Maria Cristina Simeoni.
 

Observa-se no cotidiano, o preconceito que existe relacionado às questões da diferença de gênero. Na Educação Infantil, depara-se com essa diferença, principalmente nas brincadeiras, desde a primeira infância. De menino ou de menina? O que existe mesmo é o brincar, que por vezes não é dada sua devida importância.
            Segundo o Referencial Curricular Nacional da Educação Infantil (BRASIL, 1998, v.1, p.27) “A brincadeira favorece a auto-estima das crianças, auxiliando-as a superar progressivamente suas aquisições de forma criativa. Brincar contribui, assim, para a interiorização de determinados modelos de adulto, no âmbito de grupos sociais diversos”.
Na Educação Infantil, assim como nas demais etapas da educação ou ainda na vida, de maneira geral, as brincadeiras não devem ser definidas pelo gênero, ou seja, isso é só para os meninos ou aquilo só para as meninas. O fundamental é as crianças tenham experiências com diversas atividades brincantes e lidarem com algo real e significativo para a sua aprendizagem. É uma forma das crianças estabelecerem uma relação mais próxima com o outro, com o mundo e com o novo.
Ressalva-se uma citação de Elenor Kunz, presente em seu texto “KINEIN: O Movimento Humano como Tema” (2000, p. 383), a qual aborda que, “é fundamental manter a abertura das atividades, não 'podar' iniciativas e diferenciações que a criança venha a fazer, pois ela está experimentando as coisas e estabelecendo as relações e conclusões, que são aprendizados a partir das experiências” É naquela simples brincadeira que as crianças estão internalizando o mundo real, desenvolvendo a imaginação e aprendendo. De maneira voluntária, esse brincar é lúdico.
Na abordagem com os alunos do Maternal D, da EMEI Nona Panichi, foi apresentada uma brincadeira com bambolês. O material bambolê, agrada as crianças e é um brinquedo que desperta a ludicidade. Os objetivos da aula foram: criar ambiente de interação e sociabilização entre as crianças; desenvolver a coordenação motora ampla e trabalhar a questão de gênero.
A atividade baseou-se em três momento, o primeiro foi o de formar duplas dispostos frente a frente, cada dupla recebeu um bambolê para rolar até o parceiro, e vice-versa.  No segundo momento foi realizada a atividade de lançar o bambolê em um alvo, no caso foi uma cadeira. Por fim, no terceiro momento, os bambolês foram colocados no chão formando um caminho, que os alunos passariam pulando por ele. Essa foi uma brincadeira que meninos e meninas brincaram juntos, de maneira tranquila, como qualquer outra deve ser.




Nenhum comentário:

Postar um comentário