Questões Étnico-raciais na Educação Infantil

      O respeito à diversidade se encontra nas Diretrizes Curriculares Nacionais de Educação Infantil 2010: "O reconhecimento, a valorização, o respeito e a interação das crianças com as histórias e as culturas africanas, afro-brasileiras, bem como combate ao racismo e à discriminação;” (BRASIL, 2010. p.21).

      Assim, trabalhar com essa temática na educação infantil é muito importante para combater a discriminação racial e preconceito, pois ensina a criança a respeitar as diferenças, sejam elas de cor, religião, nível social ou gênero.

      A Lei n°10.639, de 09 de janeiro de 2003, altera a Lei n°9.394 de 20 de dezembro de 1996, no artigo 79-B dizendo que o calendário escolar incluirá o dia 20 de novembro como “Dia da Consciência Negra”, ou seja, o ensino será obrigado a discutir a temática da historia e cultura afro-brasileira.

      Tomando isso como embasamento, bem como as discussões realizadas no Ciclo de Estudos do PIBID, trabalhamos durante cinco meses um projeto com o seguinte titulo “DIVERSIDADE NA ESCOLA: CULTURA AFRICANA” na Emei Alice Otênio. 
As atividades foram:

  •  Identidade;
  •  Capoeira;
  •  Bruna e a Galinha D.Angola;
  •  A Família;
  •  Autorretrato;
  •  Mascara Africana;
  •  O cabelo de Lele;
  •  Instrumentos da capoeira;
  •  Brincadeiras de cultura africana (Escravos de Jô, Pular Corda, Terra Mar) etc.


      Dentre essas, selecionamos para apresentar a vocês a que consideramos a mais sgnificativa: contação de História.

LIVRO: Menina bonita do laço de fita, de Ana Maria Machado

      No primeiro momento foi apresentado às crianças do Pré-B a história sobre uma menina e um coelho que queria uma filha pretinha como ela.
      No segundo momento foi explicado por que parecemos com nossas famílias, semelhanças entre elas e os pais, avós, irmãos, através dos traços.
      Foi exposto a elas um vídeo sobre a história, discussão sobre a origem e formação da família, a identificação das semelhanças e diferenças que elas viam dentro de sua família, assim cada uma delas desenhou sua família.
      Colamos o coelho e os desenhos das crianças no papel pardo para exposição.

Pré B








Dicas de livros infantis para trabalhar questões Étnico-raciais
Bruna e a Galinha D’Ângola – Gercilda de Almeida
Menina Bonita do Laço de Fita – Ana Maria Machado
O Cabelo de Lêle – Valéria Belém

Nenhum comentário:

Postar um comentário